Existe ou não existe o AUTISMO LEVE?

Em 2013, na atualização para o DSM-5, os termos “leve, moderado e severo” foram substituídos por níveis de suporte 1, 2 e 3 - desmistificando o pensamento que existiam pessoas “menos autistas”.

Anteriormente conhecido como autismo leve, o autismo nível 1 de suporte tb é cercado por desafios - dentre os quais, o maior é a banalização dos sinais.

Falar é diferente de se comunicar.
Ir a ambientes cheios de pessoas, não é estar incluído. E muito menos
não é dar conta de ir sem sofrimento.

Autistas níveis 1 também sofrem com o preconceito, principalmente quando não têm o diagnóstico. São rotulados de desatentos, preguiçosos, sistemáticos, anti-sociais e estranhos por uma sociedade que não os compreendem.

A banalização dos sinais atrasa o diagnóstico. A ausência de aceitação por parte dos pais e de tratamento, pode resultar no agravamento dos prejuízos na comunicação, na interação social e no comportamento.
Além de aumentar em 4 vezes mais a probabilidade de ansiedade, estresse, depressão e risco de suicído, como indicado no estudo “Prevalência de transtornos depressivos em indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo: uma meta-análise” (2019).

Todo nível de autismo deve ser tratado com seriedade de forma individualizada e respeitosa.

Texto inspirado em reflexão junto ao meu mentor em autismo dr. Thiago Castro.

Você sabia que é comum crianças no espectro autista se incomodarem mais com o calor?

Você sabia que é comum crianças no espectro autista se incomodarem mais com o calor? Algumas vezes inclusive apresentam mais sudorese.
E por que estou falando sobre isso hoje?
Está chegando em alguns estados do Brasil as ondas de calor. E isso pode ser um fator de desregulação emocional do seu pequeno. O que fazer?
- ofereça roupas frescas e de tecidos que ele fique mais confortável
- ligue o valor ventilador ou ar condicionado para sua criança dormir. A boa noite de sono é indispensável para que ele evolua nas terapias, na seletividade alimentar e na regulação emocional.
- coloque roupas de camas leves.
Para outras dicas sobre sinais de desidratação em toda família, acesse https://youtu.be/pVf1oGDSdVk?si=4mrMeJivAxftqcLv

Dra. Camila Alves Maia
CRM 62239 / RQE 36481
@camilamaia.pediatra

Estimulação sensorial no banho

  1. Use diferentes buchas/esponjas com texturas variadas;
  2. Use frascos de shampoos/cremes diferentes e ofereça para a criança aprender a noção de peso, tamanho e materiais diferentes;
  3. Na hora de enxugar a criança, mostre a textura das toalhas, que pode ser mais macia ou áspera de acordo com o tecido.

INTERVENÇÃO PRECOCE: PARA QUEM?

  • Crianças de 0 a 6 anos;
  • Prematuros com intercorrências clínicas
    ou com internação prolongada;
  • Pré escolares com suspeita de atraso no
    desenvolvimento;
  • Mamães ou responsáveis com dúvidas
    relacionadas ao desenvolvimento de
    sua criança;
  • Qualquer pessoa com envolvimento
    direto com a criança com dúvida sobre
    como estimulá-las.