ANAMNESE em 5 passos

  1. Escute a demanda antes mesmo de encontrar com os pais. Por aqui eles me falam quem encaminhou, por que, quais as dificuldades da criança...
  2. Separe uma triagem específica para o caso. Na primeira ligação, eu já tenho uma hipótese diagnóstica. E isso facilita, por exemplo, em usar uma anamnese específica para a investigação
  3. Peça a caderneta da criança. Observe se existem registros do nascimento, que envolvem idade gestacional, peso, APGAR…
  4. Investigue os marcos do desenvolvimento com base em competências importantes para a idade. Eles envolvem linguagem, motricidade, comportamento socio adaptativo, cognição, interação…
  5. Aplique um questionário que possa te embasar na investigação. Em casos de TEA podemos usar o M-CHAT, CARS, ABC...

Você sabia, que o médico que médico pediatria pode da DIAGNÓSTICO DE AUTISMO?

Minha experiência como pediatra me direcionou de maneira involuntária para atendimento de muitas famílias atípicas. O desejo ardente de agilizar e potencializar o tratamento das crianças com TEA e com TDAH, me motivou a aprofundar meu conhecimento nessa área e me especializar.

Conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria em seu Manual de Orientação para condução dos casos de TEA, o pediatra é a figura central com atuação decisiva para dar início ao processo terapêutico do paciente. Conforme Lei n.º 13.438/2017, “esses profissionais especializados que farão o diagnóstico e o tratamento podem ser pediatras, médicos especialistas e demais profissões da saúde que atendem aos problemas de desenvolvimento infantil, como psicólogos e terapeutas ocupacionais.”

CANTINHO DO PENSAMENTO no contexto escolar

O cantinho do pensamento consiste em uma estratégia para diminuir comportamentos indesejados, para que a criança não faça algo novamente.

O isolamento passa a imagem de que a criança precisa lidar sozinha com suas demandas.

O constrangimento e a vergonha como forma de aprender com os erros atinge diretamente a autoestima e gera o sentimento de culpa.

Em vez de aprender habilidades como: civilidade e empatia, a criança se comporta para não ser punida.

 

 

Competências que fazem a diferença na sua clínica de desenvolvimento Infantil

Comunicabilidade

demonstre segurança ao falar, opte pela simplicidade e clareza das informações, esteja aberta ao ouvir.

Expressão

A expressão corporal e vocal é muito utilizada. As crianças se comunicam melhor por meio da ludicidade.

Ser acessível

É fundamental prestar acolhimento às famílias e estar disponível para trocas além do consultório.

Flexibilidade

Por meio do olhar flexível é possível se adaptar aos interesses da criança, mantendo os objetivos da intervenção.

Autorresponsabilidade

Caso não esteja havendo progressos no tratamento, reavalie suas estratégias.

 

CRISE NO TEA


  1. Para tentar acalmar a criança, tente afastá-la da fonte de estímulos que está causando a desregulação;
  2. Se estiver em uma situação de perigo ou próxima à objetos perigosos, ajude-a a sair deste local, protegendo-a;
  3. Tente propor atividades/brincadeiras das quais ela goste ou busque por algum objeto/item/música que auxilie-a a acalmar;
  4. Nos casos de criança com a linguagem oral desenvolvida ("verbal"), uma conversa na tentativa de ajudá-la a compreender também pode ser bem-vinda