
Avaliação e reabilitação Neuropsicológica consiste no método de investigar as funções cognitivas e o comportamento. Trata-se da aplicação de técnicas de entrevistas, exames quantitativos e qualitativos das funções que compõem a Cognição abrangendo processos de Atenção, Percepção, Memória, Linguagem e Raciocínio. Ela auxilia no diagnóstico e no tratamento de diversos quadros, sendo capaz de identificar as funções comprometidas.
A avaliação é indicada em diversos casos: Diagnóstico de síndromes demenciais, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem, transtornos psiquiátricos (ex. Depressão, TOC, etc.), doenças neurológicas (ex. Epilepsia, etc.).
A reabilitação neuropsicológica pressupõe intervenções após o diagnóstico, correspondendo a um complexo conjunto de procedimentos e técnicas aplicados em busca de restabelecer as funções hipofuncionantes (de acordo com o quadro apresentado) e/ou a aquisição de novas habilidades, a fim de favorecer a autonomia da pessoa.