Desenvolvimento Emocional na Infância
O desenvolvimento emocional começa desde o inicio do processo de crescimento, saiba como ele é demonstrado em cada idade!
- Recém nascidos
Demonstram três emoções básicas em resposta a processos internos, alterações fisiológicas ou estímulos sensoriais: interesse, angústia e satisfação.
- Até os 6 meses
. As reações evoluirão para alegria, surpresa, tristeza, raiva, repulsa e medo. O choro ainda é a principal forma de comunicar suas sensações , como fome e desconforto.
- 6 a 12 meses
Novo estágio do desenvolvimento do cérebro que permite expressar uma grande variedade de emoções. O bebê passa a ter a ansiedade da separação.
- 1 ano
O bebê aprende a confiar nos familiares e é bastante sensível à aprovação ou desaprovação. Apresenta grande mudança de humor e momentos de birra.
- 1 ano e meio e 2 anos
Marco do desenvolvimento cognitivo em que começam a tomar consciência de si. Estará apto a demonstrar suas emoções autoconscientes de constrangimento, empatia e inveja.
- 3 anos
Novo estágio de grandes mudanças cognitivas e hormonais que coincidirão com a aquisição de um segundo conjunto de emoções autoconscientes: orgulho, vergonha e culpa. Ela será capaz de entender regras sociais.
- 4 e 7 anos
Mudanças de humor mais intensas, pois ela já possui estrutura física e cognitiva para o desenvolvimento das emoções. Mas, ela necessitará de amadurecimento e apoio dos familiares para compreender e lidar com seus sentimentos.